- Tomar parte, de preferência em um grupo, em dois projetos, tais como:
- Limpar um arroio, valo ou vertente de água natural;
- Fazer, colocar e manter, local para banho, alimentação ou refúgio de aves ou pássaros;
- Tomar parte em um trabalho coletivo de observação da Natureza, fazendo desenhos e expondo na sede.;
- Preparar um trajeto natural ou uma competição do tipo "Roteiro Ecológico", na sua Seção, desenvolvendo o projeto posteriormente;
- Escolher um animal selvagem, árvore, pássaro ou peixe, descobrir tudo o que puder sobre ele e fazer um relatório do trabalho com desenhos, fixando-os em cartolina na parede da sede;
- Visitar um Jardim Botânico, ou Jardim Zoológico, ou Parque Natural, ou Museu de História Natural e ver um filme sobre animais ou plantas. Relatar todas as observações, ilustrando o relato com desenhos, e apresentá-lo à sua Seção;
- Possuir um mascote e velar por ele cuidadosamente. Manter anotações sobre a conduta do mascote, de seus costumes de alimentação e dos cuidados a ele dispensados. Reconhecer e saber como tratar suas enfermidades mais comuns, e os cuidados especiais de que possam necessitar seus filhotes.
Obs.: Não manter em cativeiro animais selvagens, a título de mascotes, por que eles tem poucas chances de sobreviver; seguem-se alguns exemplos de animais que podem ser mantidos como mascotes, se tratados com os devidos cuidados: Porquinho-da-Índia, coelho, gato, cão, pombo, ovelha e algumas espécies de aves, de acordo com informações locais.
- Fazer uma expedição ao campo, com sua equipe, para:
- Encontrar alguns exemplos de como o homem tem danificado a natureza e de como o homem contribui para melhorá-la;
- Escrever algumas regras sobre o comportamento no campo, ilha ou praia (código de conduta), e demonstrar o que tem feito para cumprí-las.
- Fazer um dos seguintes trabalhos, apresentando relatório à Seção:
- Descobrir um animal, pássaro, planta ou peixe que esteja em extinção ou ameaçado de extinção em nosso país, investigando o que se poderia fazer para salvá-lo;
- Descobrir que espécies de plantas ou animais estão em maior perigo de extinção no mundo, o que se poderia fazer para tentar salvá-las, e verificar se você, pessoalmente, poderia tomar alguma providência concreta para isso, procurando chamar a atenção de outros jovens de sua idade e adultos, por maio de palestras, cartazes, reuniões no colégio e na comunidade onde resida.
- Em conjunto com seu grupo de trabalho, pesquisar sobre um dos seguintes processos naturais, preparando cartazes para exposição sobre o assunto, no Grupo ou no Colégio:
- Observar o desenvolvimento de uma planta, de uma borboleta, ou de um sapo e relatar este desenvolvimento, acompanhado de desenhos, fotografias, ilustrações de livros, etc.;
- Levar a cabo, com sua equipe de trabalho, uma experiência que demonstre o perigo da erosão do solo ou os efeitos produzidos pela contaminação da água ou do ar;
- Demonstrar um dos fenômenos naturais seguintes:
- Como a água se eleva através da terra e umedece o solo (ação capilar);
- A existência do oxigênio no ar;
- Como as plantas produzem oxigênio.
- Melhorar o ambiente do local da sua residência, trabalho ou estudo, plantando árvores, grama ( em áreas nuas ou a descoberto ) ou semeando flores e folhagens ( em floreiras, sementeiras ou jardins interiores ) e promover uma vinda de sua seção ao ambiente melhorado.
sábado, 25 de outubro de 2008
INSÍGNIA MUNDIAL DE CONSERVACIONISMO - ETAPA MARROM
Postado por G.E. Águia Dourada às 20:46
Marcadores: {CONSERVACIONISMO}
Subscribe to:
Postar comentários (Atom)
0 Comments:
Post a Comment