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sábado, 25 de outubro de 2008

INSÍGNIA MUNDIAL DE CONSERVACIONISMO - ETAPA VERDE

  1. Realizar duas das seguintes atividades:
    • Juntamente com outros membros da equipe, pesquisar as causas dos seguintes problemas, elaborando um relatório ilustrado de suas conclusões, para apresentação a sua Seção:
      • Contaminação da água;
      • Erosão do solo, e
      • Poluição de rios ou praias (água e areia).
    • Preparar, para distribuição entre excursionistas e campistas, uma lista de orientações sobre o que se deve fazer, em uma área de camping. para evitar a contaminação e destruição dos aspectos naturais do local;
    • Descrever, explicar e ilustrar o Ciclo Geral do Oxigênio, fazendo uma exposição detalhada para os demais membros de sua Seção, sua classe de aula ou aos jovens de seu bairro, procurando interessá-los no assunto;
    • Levar a cabo um estudo de plantas e animais, preparando um relatório dos que estão em vias de extinção, destacando a região do país em que isso se verifica e as causas do fenômeno; o estudo pode incluir trabalhos de campo e outras formas de pesquisa.

  2. Realizar individualmente duas das seguintes atividades:
    • Recolher água lodosa de um arroio ou riacho em movimento, em um recipiente transparente de boca larga, e deixar em repouso por seis horas; observar a quantidade de sedimentos que se acumularam no fundo e discorrer sobre a procedência do sedimento e porque ocorre esse fenômeno;
    • Demonstrar, por meio de uma experiência, como se perde a terra com o vento, as chuvas e o seu mau uso pelo homem, e como se pode evitar que ocorram os fenômenos da desagrwegação e da erosão;
    • Realizar o estudo de um bom solo, se possível com o auxílio de um especialista, fazendo desenhos e esquemas e apresentá-los à sua Seção;
    • Demonstrar à sua Seção, por meio de uma experiência, os efeitos da qualidade do solo sobre o desenvolvimento de uma semente;
    • Demonstrar o efeito do excesso de gases poluentes na atmosfera;
    • Manter, durante um mês, um registro diário do clima, gerando um boletim meteorológico que inclua: chuvas, sol, nuvens, temperatura, umidade do ar, direção e velocidade dos ventos, etc.;
    • Fazer um diagrama completo do Ciclo da Água, explicando o significado dos seguintes termos: precipitação, derramamento, evaporação, condensação e lençol freático;
    • Estimular, nas atividades da Seção e em sua casa, o uso de produtos de limpeza biodegradáveis, explicando como atuam esses produtos e a importância de sua utilização;
    • Conhecer e demonstrar o sistema de funcionamento de uma salina e como escolher um local para sua instalação;
    • Conhecer e explicar o dinamismo dos mares, correntezas, ondas e marés.

  3. Como membro de uma equipe, executar duas das seguintes atividades:
    • Selecionar um caminho natural, em região de mata, e conservá-lo durante um período não inferior a um mês;
    • Fazer arranjos práticos para a alimentação de aves e outros animais silvestres em seu habitat natural;
    • Fazer, manter e cuidar de um reservatório ou proteção para peixes, pássaros ou anfíbios;
    • Construir um refúgio de observação da natureza; usá-lo e apresentar relatório de suas observações;
    • Realizar, sob a orientaçào de um especialista, um trabalho de poda e cirurgia vegetal em local apropriado e na época adequada;
    • Planejar e realizar, com sua equipe, uma campanha sobre o lixo ou resíduos industriais, esclarecendo os colegas do colégio ou os vizinhos de bairo sobre medidas para evitar desperdícios.

  4. Participar de um projeto local, nacional ou internacional, que tenha por objetivo melhorar o meio ambiente, apresentando relatório descritivo das diversas fases que permita a avaliação dos conhecimentos adquiridos.

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