- Realizar duas das seguintes atividades:
- Juntamente com outros membros da equipe, pesquisar as causas dos seguintes problemas, elaborando um relatório ilustrado de suas conclusões, para apresentação a sua Seção:
- Contaminação da água;
- Erosão do solo, e
- Poluição de rios ou praias (água e areia).
- Preparar, para distribuição entre excursionistas e campistas, uma lista de orientações sobre o que se deve fazer, em uma área de camping. para evitar a contaminação e destruição dos aspectos naturais do local;
- Descrever, explicar e ilustrar o Ciclo Geral do Oxigênio, fazendo uma exposição detalhada para os demais membros de sua Seção, sua classe de aula ou aos jovens de seu bairro, procurando interessá-los no assunto;
- Levar a cabo um estudo de plantas e animais, preparando um relatório dos que estão em vias de extinção, destacando a região do país em que isso se verifica e as causas do fenômeno; o estudo pode incluir trabalhos de campo e outras formas de pesquisa.
- Juntamente com outros membros da equipe, pesquisar as causas dos seguintes problemas, elaborando um relatório ilustrado de suas conclusões, para apresentação a sua Seção:
- Realizar individualmente duas das seguintes atividades:
- Recolher água lodosa de um arroio ou riacho em movimento, em um recipiente transparente de boca larga, e deixar em repouso por seis horas; observar a quantidade de sedimentos que se acumularam no fundo e discorrer sobre a procedência do sedimento e porque ocorre esse fenômeno;
- Demonstrar, por meio de uma experiência, como se perde a terra com o vento, as chuvas e o seu mau uso pelo homem, e como se pode evitar que ocorram os fenômenos da desagrwegação e da erosão;
- Realizar o estudo de um bom solo, se possível com o auxílio de um especialista, fazendo desenhos e esquemas e apresentá-los à sua Seção;
- Demonstrar à sua Seção, por meio de uma experiência, os efeitos da qualidade do solo sobre o desenvolvimento de uma semente;
- Demonstrar o efeito do excesso de gases poluentes na atmosfera;
- Manter, durante um mês, um registro diário do clima, gerando um boletim meteorológico que inclua: chuvas, sol, nuvens, temperatura, umidade do ar, direção e velocidade dos ventos, etc.;
- Fazer um diagrama completo do Ciclo da Água, explicando o significado dos seguintes termos: precipitação, derramamento, evaporação, condensação e lençol freático;
- Estimular, nas atividades da Seção e em sua casa, o uso de produtos de limpeza biodegradáveis, explicando como atuam esses produtos e a importância de sua utilização;
- Conhecer e demonstrar o sistema de funcionamento de uma salina e como escolher um local para sua instalação;
- Conhecer e explicar o dinamismo dos mares, correntezas, ondas e marés.
- Como membro de uma equipe, executar duas das seguintes atividades:
- Selecionar um caminho natural, em região de mata, e conservá-lo durante um período não inferior a um mês;
- Fazer arranjos práticos para a alimentação de aves e outros animais silvestres em seu habitat natural;
- Fazer, manter e cuidar de um reservatório ou proteção para peixes, pássaros ou anfíbios;
- Construir um refúgio de observação da natureza; usá-lo e apresentar relatório de suas observações;
- Realizar, sob a orientaçào de um especialista, um trabalho de poda e cirurgia vegetal em local apropriado e na época adequada;
- Planejar e realizar, com sua equipe, uma campanha sobre o lixo ou resíduos industriais, esclarecendo os colegas do colégio ou os vizinhos de bairo sobre medidas para evitar desperdícios.
- Participar de um projeto local, nacional ou internacional, que tenha por objetivo melhorar o meio ambiente, apresentando relatório descritivo das diversas fases que permita a avaliação dos conhecimentos adquiridos.
sábado, 25 de outubro de 2008
INSÍGNIA MUNDIAL DE CONSERVACIONISMO - ETAPA VERDE
Postado por G.E. Águia Dourada às 20:43
Marcadores: {CONSERVACIONISMO}
Subscribe to:
Postar comentários (Atom)
0 Comments:
Post a Comment