- Participar, com a equipe, de uma discussão com os escotistas, e com especialistas no assunto, sobre o que constitui o meio ambiente natural, e o efeito da ação do homem sobre ele, destacando como tal ação está prejudicando o equilíbrio da natureza, e o que se pode fazer para restabelecer o equilíbrio ecológico;
- Tomar parte em pelo menos duas atividades que tenham algo a ver com o meio ambiente, em cooperação com outras entidades e instituições conservacionistas; a tarefa deverá incluir o estudo atual de um problema ambiental, suas causas e suas possíveis soluções, e a apresentação à sua Seção de um relato do trabalho de campo realizado, ilustrado com fotografias, mapas, diagramas ou outro material visual;
- Familiarizar-se com alguns dos principais aspectos relacionados com o meio ambiente, tais como:
- Significado de termos como: Ecologia, conservação, cadeia alimentar, biócitos, reciclagem, fotossíntese, materiais orgânicos e inorgânicos, biodegradáveis, húmus, material não-renovavel, nicho ecológico e outros;
- Os efeitos do fogo, do desmatamento, da erosão pluvial e eólica, da contaminação das águas correntes, da poluição do ar e da ação do homem sobre a vida silvestre;
- Causas das inundações e seus métodos para controle, regime de chuvas, mananciais hídricos, lençol freático;
- Efeitos da extinção de algumas espécies animais ou vegetais sobre o equilíbrio ecológico;
- Benefícios para o meio ambiente decorrentes da atuação dos animais de rapina; prejuizos e benefícios decorrentes do uso de inseticidas nas lavouras;
- As atividades de caça realizadas pelo homem e pelos animais: diferenças das finalidades e dos efeitos.
- Realizar duas das tarefas abaixo:
- Organizar uma listagem de entidades conservacionistas que atuam no país e no exterior, mantendo contato com duas delas e expondo à sua Seção o resultado desses contatos;
- Assinalar em um planisfério a localização das áreas das maiores reservas naturais; no mapa do Brasil, assinalar os parques nacionaise explicar à sua Seção as razões que levaram à sua criação;
- Demonstrar que conhece a legislação brasileira relacionada com a preservação ambiental; por meio de pesquisa efetuada em literatura especializada, apresentar à sua Seção um estudo comparativo entre a legislação brasileira e aquela adotada em outros países.
sábado, 25 de outubro de 2008
INSÍGNIA MUNDIAL DE CONSERVACIONISMO - ETAPA AZUL
Postado por G.E. Águia Dourada às 20:49
Marcadores: {CONSERVACIONISMO}
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